O último passo antes da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 foi dado. Após anunciar a lista dos 26 nomes que defenderão a Seleção Brasileira, o técnico Tite falou em entrevista coletiva sobre as suas escolhas e reforçou o espírito de confiança pela conquista do hexacampeonato.

No cargo técnico desde 2016, Tite teve dessa vez todo o período de preparação entre um Mundial e outro. Sem fazer comparações, o treinador explicou a importância de um trabalho a longo prazo e como isso deixa o time brasileiro ainda mais forte para buscar o título.

“Isso não deve ser comparado. Aquele era um ciclo de recuperação. Agora é um processo inteiro de quatro anos. É injusto fazer comparação, é injusto com os atletas. A gente começou na sexta colocação e tinha de vencer. Agora foi outra situação. Tivemos mais tempo de trabalho, pudemos fazer mais testes e chamar mais jogador. Mas não dá para comparar gerações”, afirmou o treinador.

O retrospecto de Tite à frente da Seleção impõe respeito. Nestes seis anos de trabalho, foram 76 jogos, com 58 vitórias, 13 empates e 5 derrotas. No atual ciclo do Mundial, são 50 jogos, com 38 vitórias, 9 empates e 3 derrotas.

Com números tão positivos, o treinador não esconde o otimismo sobre o time que estreia na Copa do Mundo contra a Sérvia, no dia 24 de novembro.

“Não estou dizendo que o time vai ganhar, mas o time chega mais forte, mais estruturado. E humanamente mais entrosado, os atletas sabem como a gente trabalha. A seleção chega mais firme, mais forte e consistente para o Mundial”, explicou.

Sobre a escolha dos 26 jogadores para a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022, Tite mostrou segurança na opção por cada atleta e que respeita opiniões distintas.

“Eu respeito opiniões divergentes. Não estou aqui para convencer pessoas e nem quero isso. Quero só trazer dados informativos e verdadeiros para que cada um, democraticamente, tenha uma opinião”, finalizou.

Convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022

GOLEIROS

Alisson – Liverpool (ING)

Ederson – Manchester City (ING)

Weverton – Palmeiras (BRA)

LATERAIS

Alex Sandro – Juventus (ITA)

Alex Telles – Sevilla (ESP)

Dani Alves – Pumas (MEX)

Danilo – Juventus (ITA)

ZAGUEIROS

Bremer – Juventus (ITA)

Éder Militão – Real Madrid (ESP)

Marquinhos – Paris Saint Germain (FRA)

Thiago Silva – Chelsea (ING)

MEIAS

Bruno Guimarães – Newcastle (ING)

Casemiro – Manchester United (ING)

Everton Ribeiro – Flamengo (BRA)

Fabinho – Liverpool (ING)

Fred – Manchester United (ING)

Lucas Paquetá – West Ham United (ING)

ATACANTES

Antony – Manchester United (ING)

Gabriel Jesus – Arsenal (ING)

Gabriel Martinelli – Arsenal (ING)

Neymar Jr. – Paris Saint Germain (FRA)

Pedro – Flamengo (BRA)

Raphinha – Barcelona (ESP)

Richarlison – Tottenham (ING)

Rodrygo – Real Madrid (ESP)

Vinicius Jr. – Real Madrid (ESP)