A disputa do Torneio Centro-Oeste de Natação foi emocionante no final de semana no parque aquático do Rádio Clube, na capital de Mato Grosso do Sul. O campeão Leonardo de Deus, que começou a nadar aqui em Campo Grande com o técnico Gehilson da Silva, foi atração internacional do evento.

Entre os competidores, nas categorias Infantil, Juvenil, Junior e Sênior, 251 nadadores de 25 associações de natação dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, inclusive do Unisanta (Universidade Santa Cecília) e Corinthians, de São Paulo; e Minas Tênis Clube.

A equipe de Goiás (Uni-Evangélica) é a campeã e a da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), de Campo Grande-MS, a vice-campeã, com ASBAC (Associação Braziliense dos Servidores do Banco Central) em terceiro lugar. 

O quadro de medalhas no site da FEDAMS (Federação de Desportos Aquáticos de MS) mostra empate entre AABB e Uni-Evangélica, de Goiás, em 26 ouros e 17 pratas. O desempate que rendeu o primeiro lugar à equipe goiana foi na quantidade de medalhas de bronze: 15 a 11.

As duas equipes estão bem, tem bons atletas, mas a maior quantidade de nadadores ajudou bastante a equipe de Goiás”, resume o técnico Gehilson da Silva, da AABB. Além do vice-campeonato, os nadadores da AABB comemoram seis recordes quebrados na competição.

No revezamento  4×50 livre masculino Juvenil, os atletas da AABB Robson Lima, Rodrigo Scaff, João Lucas Reis e Caio França, são os recordistas com o tempo de 1’38″68. O tempo anterior era de 1’39”56.

Este ano, a CBDA implantou a prova de revezamento 4×50 medley misto Juvenil e os nadadores da AABB estabeleceram o tempo de 1’55″39 com os atletas Robson Lima, Rodrigo Scaff, Gabriela Cardoso e Victória Vilela. São, portanto, recordistas.

No revezamento 4×100 medley masculino, recorde com o tempo 4’06″42, com os atletas  Robson Lima, Rodrigo Scaff, João Lucas Reis e Caio França. O tempo anterior era de 4’07”34.

A AABB conquistou também, três recordes individuais. O nadador Luiz Felipe Loureiro baixou o recorde anterior de 4’10 nos 400 livre para 4’08”80; ele também é o novo recordista da prova dos 1.500 metros, com o tempo de 16’22”44, um total de 24 segundos a menos do que o recorde anterior; e na prova dos 50 m/l Juvenil, o atleta Robson Lima estabeleceu novo recorde com o tempo de 23”83. Desde 2002, o tempo anterior era de 23”88.

Ademar Cardoso – MTb-085 SRT-MS