Trinta atletas chegam para disputa dos Jogos Universitários em Goiânia

    Trinta atletas de Mato Grosso do Sul embarcam em busca de medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs). A competição que reúne os melhores atletas universitários do país começa no dia 20 e segue até 29, em Goiânia (GO).  A delegação do Estado conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte.

    Na etapa de modalidades individuais, de 20 a 22 de outubro, Mato Grosso do Sul participa de disputas no atletismo, basquete 3×3, judô, natação, tênis de mesa e xadrez. Destaque para o judô que, em 2016, deu ao Estado seis das nove medalhas conquistadas na competição. Foram dois ouros e quatro bronzes. Ganhadora de três bronzes no ano passado, Gabriela Paliano é uma das esperanças de pódio. Em 2016, ela foi a terceira nas categorias pesado e absoluto e integrou o grupo que ganhou o bronze por equipes.

    O colega Ayhan Zanella estreia na competição com histórico positivo nos escolares. O jovem judoca foi prata em 2015 e ouro em 2016, garantindo o único primeiro lugar de MS na etapa 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Apesar da pouca idade, o atleta pode surpreender os adversários.

    A delegação ainda conta com três judocas medalhistas egressos do JEJ: Aline Neves, Hernandes dos Santos e Vitória Andrade. Os judocas têm resultados expressivos em campeonatos nacionais e são experientes em competições de alto nível. A estreia nos Jubs não deve pesar no desempenho.

    Coletivas

    A segunda parte da delegação viaja para Goiânia no dia 22. Na bagagem, a meta de superar as três medalhas conquistadas em 2016. Ano passado, MS subiu ao pódio apenas na terceira divisão: ouro masculino de vôlei, prata feminina de handebol e bronze masculino de futsal.

    A expectativa é boa, porém a missão não é fácil. Cinco equipes – todas da UCDB – estão na primeira divisão e enfrentam a elite do esporte universitário nacional. As meninas representam o Estado no basquete, no futsal e no vôlei. Os garotos, no basquete e no handebol. Destaque para o time feminino de futsal, considerado um dos melhores do país que espera chegar ao pódio e para o masculino de handebol que venceu a Conferência Sul da Liga do Desporto Universitário (LDU) enfrentando equipes de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    Na segunda divisão, estão os recém promovidos times masculino de vôlei e feminino de handebol. As meninas da Unigran Dourados, vices em 2016, voltam aos Jubs em busca de mais uma medalha. Os garotos da UCDB têm a missão de chegar pelo menos à semifinal dos jogos.

    Na terceira divisão está o time masculino de futsal que, este ano, é composto por atletas da Funlec. A meta é subir de divisão.

     

    Sair da versão mobile