Representantes da Comunidade Vivenda do Parque receberam o troféu de campeã da 12ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande. A entrega foi das mãos do prefeito Marquinhos Trad e do presidente da Câmara Municipal João Rocha, e do troféu de campeã geral.
A competição indígena que estava parada agora acontecerá todos os anos na Capital, como destacou o prefeito Marquinhos Trad. “O resgate dos jogos foi um pedido das comunidades, com reforço dos vereadores. Nós retornamos com sucesso e vitória dos indígenas que participaram assistindo e jogando e agora faremos a competição todos os anos sempre no mês de abril” afirmou o Prefeito.
Denilson Pires da Comunidade Vivenda do Parque chorou ao agradecer a administração municipal pelo retorno dos Jogos. “Eu não sei como agradecer tudo que vocês fizeram, que lembraram do povo indígena e realizaram uma festa para nós, onde encontramos amigos e nos divertimos”, disse Denilson.
Os jogos reuniram cerca de 500 atletas de 18 comunidades, e segundo diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), organizadora dos Jogos, Rodrigo Terra, o próximo ano será ainda melhor. “Recuperar os jogos faz parte das ações de realizar políticas públicas para todo o conjunto da população, e continuaremos construindo esse evento totalmente em parceria com as lideranças indígenas para que os jogos melhorem a cada ano”, disse Terra.
O Coordenador de Defesa da População e Comunidade Indígena da Subsecretaria dos Direitos Humanos Ivan dos Santos afirmou que a premiação consagra a importância do evento. “É uma vitória para a Comunidade Vivenda do Parque, mas também é para todos os indígenas que agora temos a garantia da realização dos Jogos todos os anos. É uma satisfação muito grande poder comunicar isso. Estamos muito felizes com o olhar que a administração está dedicando aos povos indígenas”, agradeceu Ivan.
Classificação geral
A equipe da Comunidade Vivenda do Parque pontuou nas modalidades de Lança, Cabo de Guerra e Arco e Flecha e ficou em primeiro lugar na classificação geral com 22 pontos, um ponto a mais que a segunda colocada Jardim Anache, que fez 21 pontos. O terceiro lugar ficou Água Bonita com 18 pontos.