Está chegando a hora do SARR – South American Rally Race, que deverá contar com pilotos e navegadores de oito países vão acelerar por regiões desafiadoras da Argentina, incluindo trechos que fizeram parte do Dakar na fase sul-americana do maior rally do mundo. A largada é da cidade de Catamarca e a chegada em La Rioja, após 4.200 quilômetros de percurso.  

Em uma prova cada vez mais internacional, o Brasil marca presença com quantidade e qualidade. Entre motos, UTVs e carros, são nada menos que 40 inscritos, em 21 veículos. A categoria quadriciclos é a única sem a presença verde e amarela. 

O maior contingente – com 18 veículos – está nos UTVs. Um deles é o Polaris RZR Pro R da equipe MSL Rally, com que Gunter Hinkelmann encara o SARR pela segunda vez, ao lado do navegador Filipe Bianchini. Já no ano passado, quando se adaptava à pilotagem em dunas gigantes ou atravessando regiões desérticas, Gunter se destacou em meio a um pelotão qualificado, com dois segundos lugares de etapa. 

Além de nomes como o do argentino Jeremias Ferioli (que vem de vitória de etapa no Dakar), a disputa esse ano conta com 18 duplas brasileiras, o que só eleva o nível técnico do SARR. 

“Estou de volta ao SARR com a vantagem de saber o que vamos enfrentar e, claro, conhecer boa parte dos meus adversários, que são os mesmos que encaramos no Brasil. Ainda, o tipo de prova é um bastante diferente ao que estamos acostumados por aqui”, destaca o piloto, revelando que a participação do SARR também é um preparatório para o Dakar 2024, que está nos planos da MSL Rally. 

Gunter e Filipe sabem bem a receita para superar os cerca de 4.200 quilômetros de desafio. “Até pelas características do percurso, principalmente na primeira metade do roteiro, é preciso dosar muito bem o equipamento e o ritmo de aceleração diante dos obstáculos, sem exigir demais. Assim como no Sertões, é preciso evitar ao máximo os problemas mecânicos, a exemplo de alguns componentes, como a correia e as suspensões que são muito exigidas”, pontua Filipe. 

 

Mecânicos dão os últimos ajustes para disputa da competição (foto-divulgação)

 

Os brasileiros no SARR 2023 

UTVs

Gunter Hink / Filipe Bianchini (Polaris RZR Pro R / MSL Rally)   T3.1

Reinaldo Varela / Aristóteles Fiúza         T3.1

Rodrigo Varela / Lourival Roldan           T3.1

Wilker Campos / Breno Rezende T3.1

Lélio Júnior / Weberth Moreira                T3.1

Pedro McDowell / Enio Bozzano             T3.1

Gabriel Cestari / Jhonatan Ardigo           T3.1

Fábio Pirondi / Daniel Spolidoro             T3.1

Allan Cestari / Weidner Moreira              T3.1

Rui Gengnagel / André Verson                T3.1

Luiz Facco / a confirmar                            T3.1

Carlos Castro Neto / a confirmar  T3.1

Jorge Wagenfuhr / Humberto Ribeiro    T3.1

Pâmela Bozzano / Cadu Sachs                  T3.2

Ivan Kuehnen / Wellington Rezende Jr.  T3.2

Edson Silveira / Helder Siqueira              T3.2

Daniel Masili / Leonardo Ishizuka           T3.2

Maxwell Fernandez / a confirmar T3.2

 

Motos

Edson Silva   M2

Luís Santos   M2

 

Carros

Cristiano Rocha / Anderson Geraldi       T1.2

 

 

SARR 2023

Programação

 14/02 – Skahedown (Catamarca)

15/02 – Prólogo e largada promocional (Catamarca)

16/02 – 1ª etapa: Catamarca a Santiago del Estero

17/02 – 2ª etapa: Santiago del Estero a Santa Maria

18/02 – 3ª etapa: Santa Maria a Belén

19/02 – 4ª etapa: Belén a Fiambalá

20/02 – 5ª etapa: Fiambalá a Chilecito

21/02: dia de descanso (Chilecito)

22/02 – 6ª etapa: Chilecito a Villa Unión

23/02 – 7ª etapa: Villa Unión a Almogasta (Etapa Maratona)

24/02 – 8ª etapa: Almogasta a La Rioja

25/02 – 9ª etapa: La Rioja a La Rioja

Com assessoria