Atletas embarcaram com muita expectativa nesta manhã (foto-EMS)

Ansiedade, nervosismo, preguiça pelo horário do embarque e com a chuvinha que caia na hora, mas muita vontade de conseguir bons resultados nos Jogos Escolares em Blumenau (SC), que começam neste final de semana. A viagem de ônibus até a cidade catarinense foi dividida em dois grupos com os atletas das modalidades de Judô, Handebol e basquetebol. A primeira parte embarcou em Campo Grande e tendo a equipe de basquete de Dourados subindo em Nova Alvorada do Sul e ainda um grupo de Bataguassu, fechando no distrito de Casa Verde. Assim, fecha a delegação de 71 integrantes, com apoio “staf” para acompanhar os sul-mato-grossenses.

Ansiedade por conta do time de Handebol masculino de Aquidauana, que fará a estreia em competições nacionais. O professor Cristio Duarte conseguiu bons resultados nos Jems e agora embarcou rumo ao estrelato. Veja entrevista do professor nos vídeos.

Para o professor Alessandro Nascimento, técnico campeoníssimo de judô, os Jogos Escolares são um daqueles eventos que os atletas começam a apresentar o talento. “Não há dúvida de que todos os grandes atletas do Brasil passaram por essa experiência”, comentou ele. Veja o vídeo também da entrevista.

As outras modalidades estarão embarcando nos dias 20 e 25. 

Grupo de atletas que embarcaram nesta quinta feira (foto-EMS)

EXPECTATIVA DA FUNDESPORTE

O objetivo sul-mato-grossense é superar as 24 medalhas faturadas e o 12º lugar na classificação geral por unidades federativas na edição 2018, realizada em Natal-RN. A delegação do Estado foi ao Nordeste com 173 atletas. Neste ano, no Sul do país, o Time MS conta com 195, que disputam 13 das 14 modalidades da competição.

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, ressalta que o aumento na participação na fase final dos JEJ coroa o trabalho realizado no desporto escolar de Mato Grosso do Sul. “Implantamos o programa de iniciação esportiva nas escolas estaduais, reformulamos os Jogos Escolares da Juventude, o que gerou um aumento significativo na participação dos municípios. Agora, começamos a perceber uma melhora no nível técnico, tanto que fomos campeões de medalhas na etapa regional, classificando um número recorde de atletas à final. Isso mostra que o planejamento traçado para o desporto escolar em 2015 tem dado resultado”.

Miranda avalia que, mais do que a busca pelo resultado, o importante é que os atletas representem o Estado com determinação. “O resultado é uma consequência de vários fatores, mas o essencial é que eles se superem e carreguem a imagem do nosso Estado de uma forma íntegra, disputando os Jogos com lealdade e dignidade. Mais importante que a medalha, é a autossuperação, a disciplina e o respeito às regras”.