Mais um texto que começo agradecendo, a meus amigos e amigas aos parceiros e proprietários dos sites, que me proporcionam a oportunidade de mostrar meu trabalho. Só gratidão a eles e principalmente a vocês que têm me acompanhado. Para um profissional não tem realização do que constatar pessoas compartilhando seu trabalho e isso tem acontecido no meu trabalho. Os textos e programas são para vocês com todo carinho e respeito, a razão são vocês com o número altíssimo de acessos nos sites e plataformas sociais, por isso muita gratidão a todos.
Antes, infelizmente tenho que fazer o que faço nos textos que é o de prestar minhas condolências para as famílias dos 136.582 brasileiros, que perderam a vida de seus entes amados para o CORONAVÍRUS. Lamentável a incompetência e irresponsabilidade dos gestores públicos, uma VERGONHA a banalização da vida agora ainda estamos o fogo consumir nossa fauna e flora, PANTANAL E AMAZÔNIA, tristeza.
Bem pessoal, eu tinha pensado em outro tema para escrever, mas devido ao número enorme de amigos (as), venho falar dessa doença, é obrigação escrever, essa PANDEMIA trouxe pânico, medo, dor, tristeza, impotência, descaso. Afloramento das doenças mentais como depressão, suicídio, transtorno bipolar, esquizofrenia, fobias, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, paranóia e outras. Mas infelizmente essa doença bio-psico-socio’-espiritual claro espiritual para quem segue ou não, escrevo para todos e todas, a DEPENDÊNCIA QUÍMICA foi esquecida e simplesmente abandonaram a doença.
Tudo jogado para debaixo do tapete não se falou na falta de políticas públicas não funcionam na segurança, educação, saúde, assistência social e outras as pessoas continuam se drogando. Isso acontece com drogas lícitas que são comercializadas, o tabaco, bebida alcoólica, psicotrópicos. Um alerta aos médicos, ser humano tem que ser tratado como gente não igual a robôs, essas drogas acabam com o indivíduo. Falando nas ilícitas essas que acabam mais rápido com o indivíduo e consequentemente a família, entre elas estão a maconha, cocaína, oxi, skank, alucinógenos potentes.
E é com muita tristeza vejo esse cenário horrível de dor e sofrimento, para piorar vivemos momentos de pânico. Tem inúmeros casos que o dependente químico acaba se suicidando ou comento homicídio e outros problemas. Nossa realidade é catastrófica, não temos nas gestões federal, estadual e municipal fazer com que as políticas públicas funcionem, o inimigo poderoso mais forte e nós sem rumo. Só se recupera o dependente químico se tratar a família o COODEPENDENTE, que adoece com a doença do dependente químico.
Deixar claro que o Brasil não fabrica drogas ilícitas, elas entram pelas fronteiras escancaradas abastecendo o narcotráfico do Brasi. É obrigação minha como psicólogo e cidadão, falar do desespero desse momento em relação a dependência química. Outra questão fundamental não se trata o dependente químico sem a família junto, o tratamento se da além do tratar. A recuperação e reinserção social, através da PSICOLOGIA, é sua clínica vasta, grupos de apoio, religião para quem segue, e uma política fundamental da REDUÇÃO DE DANOS.
Já fazemos essa política no Brasil, mas isso fica pra depois, o momento é delicado, e eu tenho a obrigação profissional (psicólogo) e cidadão, de alertar e cuidar quantas vezes for possível, que a dependência química é uma doença social. Infelizmente pessoas de todas faixas de idade, principalmente adolescentes e jovens, nos deixando precocemente. Um aviso aos governos, tenham um pouco de vergonha na cara isso é, cara mesmo, e pelo menos controle as fronteiras, principalmente as FORÇAS ARMADAS é obrigação dela.
Chega né, não chega a tragédia da ditadura, vamos superar tudo, covid, queimadas, dependência química e outros problemas, encerrando de novo com uma música do gênio Renato Russo e Legião Urbana, nome da música é HÁ TEMPOS, é assim:PARECE COCAÍNA, MAS É SO TRISTEZA, TALVEZ TUA CIDADE,vMUITOS TEMORES NASCEM, DO CANSAÇO E DA SOLIDÃO, DESCOMPASSO, DESPERDÍCIO,vHERÓIS SÃO AGORA, DA VIRTUDE QUE PERDEMOS. Poema em forma de música, a pandemia escondeu os problemas,mas nos não,é na luta que a gente se encontra, fiquemos em casa e quem precisar sair faça procedimento de higiene,
Grande abraços.