Home VOLTA PRA PRAIA Melhor bloqueador na praia, Artur Moreira (MS) estreia na abertura do Circuito...

Melhor bloqueador na praia, Artur Moreira (MS) estreia na abertura do Circuito de Vôlei

Os parceiros Guto (frente) e Artur (costa) estarão agora juntos na temporada

A retomada do vôlei de praia brasileiro começou na última semana, com a disputa do torneio feminino na primeira etapa da temporada 2020/2021 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open. Agora será a vez das duplas masculinas entrarem em ação para concluir o retorno nacional da modalidade. Os jogos ocorrem de quinta-feira (24.09) a domingo (27.09), no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ).

O primeiro torneio do naipe masculino do Circuito Brasileiro de vôlei de praia após a paralisação do calendário pela pandemia da COVID-19 terá diversos protocolos de prevenção, transmissão de todas as partidas e novidades na interação com os fãs, já que não haverá presença de público. 

DUPLA OLÍMPICA PRESENTE

Uma das presenças confirmadas na primeira etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia é do campeão mundial e atleta olímpico Evandro, que junto de Bruno Schmidt irá representar o Brasil nos Jogos de Tóquio no próximo ano. O carioca falou sobre a retomada da modalidade de maneira segura e a importância das competições para recuperar o ritmo de jogo.

“Estou muito feliz em poder voltar a fazer o que amo, estar novamente competindo, colocando nosso time à prova. Voltamos aos treinamentos há cerca de dois meses, mas o ritmo de jogo volta somente jogando os torneios, será muito importante para nossa caminhada. Os protocolos são necessários para que possamos voltar em segurança, vimos que tudo transcorreu bem no feminino e acredito que o mesmo acontecerá agora”, disse Evandro.

PRÉ-CLASSIFICADOS

A fase principal da primeira etapa masculina do Circuito Brasileiro de vôlei de praia é formada por 16 duplas – 12 já classificadas pelo ranking e quatro que saem do qualifyig -, começando na sexta-feira (25.09). Um dia antes, na quinta, ocorre o torneio qualiying (classificatório), onde até 20 times que estão fora do ranking principal disputam as últimas quatro vagas em jogos eliminatórios diretos.

Os 12 times já garantidos pelo ranking são André Stein/George (ES/PB), Alison/Álvaro Filho (ES/PB), Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), Guto/Arthur Mariano (RJ/MS), Pedro Solberg/Vinícius (RJ/ES), Vitor Felipe/Arthur Lanci (PB/PR), Hevaldo/Saymon (CE/MS), Renato/Adrielson (PB/PR), Oscar/Thiago (RJ/SC), Allison Francioni/Fábio Bastos (SC/CE), Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR) e Jô/Bruno de Paula (PB/AM).

Uma das novidades da temporada do Circuito Brasileiro de vôlei de praia será a estreia de algumas duplas. Entre elas a do carioca Guto, melhor defensor da temporada 17/18, com o bloqueador Arthur Mariano, terceiro colocado geral na última edição do circuito. Guto comentou a expectativa pela nova formação e volta às quadras após o período de pandemia.

“Estamos bem preparados psicologicamente. Sabemos o que temos que fazer, o que pode acontecer no torneio, estamos preparados tanto para as vitórias quanto para as derrotas. Na parte física, estamos em processo de adaptação, ninguém nunca parou de treinar tanto tempo, é uma novidade para todos. Arthur também está vivendo a mudança de cidade, de técnico e preparador físico. Estamos prontos para jogar, sabendo que não estamos 100% fisicamente, ainda longe do auge, mas temos uma base. Felizes e motivados, sabendo que esse retorno será um espetáculo e que vamos dar nosso máximo”, declarou Guto.

“Estou conhecendo o Arthur Lanci dentro da quadra agora, fizemos as primeiras atividades nesta semana, também por conta de toda a pandemia. Ele tem um astral muito bom, estou adorando essa convivência inicial fora de quadra. Nos primeiros treinos deu para ver que o jogo será de uma maneira que gosto muito, bastante encaixado, com volume. Arthur é um craque, possui muito controle de bola e uma visão de jogo absurda, está me ensinando muito. Acredito que será um time muito competitivo, com muito potencial. Estou confiante. Vamos jogo a jogo, mas sabendo que cada um trabalhou muito e está muito motivado”, destacou Vitor.

Formato de disputa

Os 16 times então serão divididos em quatro grupos com quatro duplas para a fase de grupos da primeira etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Eles jogam duas vezes no grupo. Quem vence as duas partidas, sai em primeiro, quem vence um dos dois duelos, fica em segundo ou terceiro, e o time derrotado duas vezes, termina em quarto, eliminado na primeira fase.

Os primeiros colocados de cada grupo vão direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros disputam uma rodada eliminatória a mais, da repescagem. Quem termina na última posição de cada grupo na primeira fase está eliminado. O torneio segue em formato eliminatório direto, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Protocolo de prevenção

Todos os atletas realizaram um teste inicial para COVID-19 antes da competição. O resultado foi enviado à CBV e, só diante disso, confirmada a inscrição. Um dia antes da estreia na competição, os atletas chegam a Saquarema, respondem a um questionário sobre sintomas, aferem a temperatura, oximetria e realizam novo teste de COVID-19.

Em caso de mais um resultado negativo, o atleta entra na disputa. A partir do momento em que entra no CDV, o atleta só sai após a eliminação ou no último dia para retorno. O protocolo será exatamente o mesmo com todos os envolvidos: comissões técnicas, arbitragem, fornecedores, colaboradores do CDV, e em todo o staff da CBV.

A segunda etapa da temporada do Circuito Brasileiro de vôlei de praia também será realizada em Saquarema, em outubro, entre os dias 15 a 18 (feminino) e 22 a 25 (masculino). As outras três etapas da temporada 20/21 ainda terão locais definidos, mas já possuem datas. A terceira parada será de 5 a 8 de novembro (feminino) e 12 a 15 de novembro (masculino). O quarto torneio será de 2 a 6 de dezembro, e o quinto de 16 a 20 de dezembro, com possibilidade de realização dos dois naipes.

Sair da versão mobile