CBJ define suspender todo calendário do primeiro semestre

    Competições abrem temporada no primeiro semestre (foto-divulgação)

    Considerando a pluralidade e complexidade das determinações adotadas, até a presente data, pelas autoridades governamentais brasileiras, no que tange aos efeitos das medidas de combate à COVID-19 (CORONAVIRUS) e, ainda, as orientações do Comitê Olímpico do Brasil e da Federação Internacional de Judô; o Presidente e Gestores da Confederação Brasileira de Judô reuniram-se, na última 6ª feira, por videoconferência, para reavaliar as medidas preventivas aplicadas pela CBJ e para deliberar sobre novas medidas que o cenário atual nos impõe a fim de colaborar com os esforços coletivos e com as autoridades sanitárias na contenção da propagação do vírus no Brasil. 

    Da mesma forma que apoiamos o adiamento dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020 para 2021 prezando pela saúde dos atletas da seleção brasileira de judô e pela garantia de uma preparação justa e adequada dos mesmos para a competição mais importante de suas vidas, nos comprometemos também em salvaguardar e proteger a saúde dos atletas, técnicos, árbitros, dirigentes e profissionais que atuam em nossas competições no Brasil.  

    Temos ciência também das dificuldades que as Federações, clubes e academias de judô estão enfrentando nesse período de quarentena. Reforçamos que a Confederação trabalhará para dar o suporte possível e ajudar a minimizar os impactos negativos suportados por suas Filiadas. 

    De acordo com os boletins oficiais do Ministério da Saúde, o Brasil já tem mais de 4 mil casos confirmados de infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19) e 136 mortes, com uma tendência de aumento exponencial de novos casos nos próximos meses.  

    Essa realidade complexa e imprevisível da epidemia do Coronavírus em nosso país não nos permite, portanto, manter nosso calendário de eventos nacionais da maneira como planejamos e nos coloca na difícil, mas necessária, posição de comunicar as seguintes decisões:

    1) Ficam CANCELADOS: os Campeonatos Brasileiros Regionais, das Regiões I, II, III, IV e V; 

    2) Ficam SUSPENSOS todos os eventos e competições previstos no calendário nacional até 30 junho, o que inclui o CBI: Taça Brasil Sub-21, Campeonato Brasileiro Sub-18, IV Encontro Nacional de Kodanshas, Campeonato Brasileiro de Veteranos e Katas e Campeonato Brasileiro Sub-21. 

    A CBJ seguirá monitorando a situação junto aos órgãos competentes e trabalhará em conjunto com as Federações anfitriãs para reavaliar e determinar novas datas para os eventos suspensos, desde que a situação da saúde nacional e mundial melhore. 

    Com essas medidas, além daquelas já aplicadas anteriormente, a CBJ reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar de todos da comunidade do Judô e com a sociedade brasileira como um todo.  

    O momento é de agirmos com responsabilidade e comprometimento, seguindo e respeitando as recomendações das autoridades sanitárias brasileiras, com os cuidados redobrados com higiene pessoal e isolamento social para que possamos, todos juntos, vencermos essa luta pela saúde.  

    Sair da versão mobile