A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), lançou nesta quinta-feira (31) o Calendário Esportivo 2019, no Armazém Cultural. O calendário terá uma programação extensa com novas oficinas, jogos e eventos esportivos nacionais, além de obras de infraestrutura nos Parques da Capital. Ao todo serão 49 projetos.
“Quando a gente vai aos parques, às escolinhas públicas de futebol, vê a expectativa e a esperança de um menino em se tornar um jogador profissional. São mais de 2 mil meninos que têm a oportunidade de uniforme, de chuteira, de bola. Crianças das mais diversas comunidades”, pontuou
Assim também, emendou, é com a escolinha de ballet. “Crianças que sempre sonharam em fazer ballet e não tinham como fazer em uma escola particular. Academia pública com todos os equipamentos de musculação gratuitos já colocados. São aproximadamente 40 mil pessoas na prática esportiva, nas 7 regiões urbana e também nas regiões rurais”, concluiu.
No ano de 2018, de acordo com o diretor-presidente da Funesp Rodrigo Terra, a fundação fez mais de 2 milhões de atendimentos, em 56 locais diferentes, com 651 aulas totalmente gratuitas.
Para por tanta gente para se movimentar, cerca de 160 professores atuaram em 22 projetos. Outras 9 mil pessoas participaram em 18 eventos de lazer. E cerca de 10 mil atletas foram inscritos nas 8 competições esportivas realizadas pela Funesp. Somando, são aproximadamente 40 mil campo-grandenses que se inscreveram de forma gratuita em todos os eventos realizados em 2018.
Muitos dos projetos aconteceram graças às parceria público-privada e também à parceria com Governo do Estado. O governador Reinaldo Azambuja ressaltou que as parcerias são fundamentais para todos no processo de desenvolvimento.
Planejamento 2019
Para 2019, haverá novas oficinas esportivas. A Escola Pública de Futebol ganha mais 5 novos locais, além dos 15 já existentes para meninos e meninas de 10 a 14 anos, passará a atender crianças de 5 a 9 anos com o BabyFut. Cada oficina tem em média 25 jovens por turma e eles podem se inscrever gratuitamente no local e horário da atividade. O projeto passará a atender mais de 1.500 jovens. Os novos campos de futebol estão localizados nos bairros do Jardim Zé Pereira, Recanto dos Rouxinóis, Bonança, São Conrado e Mata do Jacinto.
O calendário ganha a primeira edição da Copa Campo Grande de Futebol Amador, que movimentará 128 equipes masculinas e femininas e terá como premiação R$ 25 mil em dinheiro, além de medalhas e troféus. A intenção é movimentar cerca de 3 mil atletas e técnicos das 7 regiões urbanas de Campo Grande, resgatando o futebol 11 e mantendo as regras oficiais. Após a final do campeonato, em agosto, começa a Super Copa dos Campeões, disputada pelos vencedores de cada região. Nesta etapa, a final será no aniversário do Estado, no dia 11 de outubro, e terá premiação de R$ 10 mil.
Com eventos distribuídos em todos os meses, o calendário será reforçado pela primeira edição dos Jogos Universitários Campo-grandenses Interatléticas, com a participação das UFMS, UCDB, Uniderp, Unigran, Anhanguera e UEMS, e será disputado nas modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol. O evento está programado para acontecer em setembro.
Nos eventos nacionais retornam ao Autódromo Internacional de Campo Grande a Copa Truck, Mercedes- Bens Challenge, Brasileiro de Marcas, Hb20 Motorsport, Stock Car e a Stock Light.
Uma das novidades é a criação do primeiro parque público para cachorros. Pela proposta, a Prefeitura vai liberar o Parque Ecológico do Sóter para a população passear com seu cão, desde que conduzido na guia, e buscará parcerias privadas para a construção de um local onde eles possam ficar soltos e se socializarem.
Também foi assinada a abertura de licitações para melhorias das infraestruturas esportivas que fazem parte de um dos sete programas desenvolvidos pela Funesp e tem como objetivo estimular a utilização dos espaços públicos pela população, com a reforma do Parque do Sóter, a assinatura da ordem de serviço da reforma do Ginásio Guanandizão. Também fazem parte do Programa, as obras da Pista de Atletismo do Parque Ayrton Senna, reforma do Parque A yrton Senna, reforma do Parque Jacques da Luz e a revitalização do Autódromo.