Na última reunião do conselho, onde foi analisado os relatórios do Tribunal Disciplinar Desportivo e dos advogados que prossegue a ação apresentada ao Ministério Público boliviano, para definir os rumos dos campeonatos.
“Os membros da Comissão Executiva tomaram a decisão, com base nessa avaliação, de que o torneio ‘todos contra todos’ e o torneio curto da gestão de 2023 sejam continuados imediatamente”, disse o presidente da FBF, Fernando Costa.
No entanto, apesar da liberação, a Comissão Boliviana de Competições de Futebol definirá uma proposta para o reinício dos torneios. De acordo com o presidente da FBB, um dos argumentos utilizados para retornar o futebol é que o país tem um “prazo” para informar a Conmebol sobre a situação dos campeonatos e assim, garantir a participação dos clubes nas Libertadores e Sul-Americanas 2024.
O caso
A FBF decidiu anular as competições organizadas em 2023 pela entidade, incluindo o Campeonato Boliviano, no início do mês. O Conselho da Divisão Profissional do Campeonato Boliviano optou pela anulação por conta de suspeita de manipulação de resultados.
A votação terminou aprovada com 14 votos a favor, dois contra a uma abstenção.
Com agência