A técnica Pia Sundhage anunciará, nesta sexta-feira (18) às 11h, a lista final de atletas convocadas para a disputa dos Jogos Olímpicos. Na oportunidade, a sueca convocará as 18 atletas e mais 4 suplentes que irão representar a Seleção Brasileira Feminina em Tóquio. A expectativa é de que a sul-mato-grossense Bruna Benites esteja na lista das convocadas. Na partida diante da Rússia, a zagueira marcou dois gols na vitória brasileira. (leia matéria abaixo). 

Devido à pandemia de Covid-19, a convocação será realizada de modo virtual com divulgação da lista ao vivo. Na sequência, em tempo real, os jornalistas poderão fazer perguntas à técnica Pia Sundhage e à Coordenadora de Seleções Femininas, Duda Luizelli.

Em um ano e onze meses, Pia Sundhage comandou a Seleção Feminina em dezoito jogos, somando onze vitórias, cinco empates e três derrotas. Também teve a oportunidade de contar com o grupo para períodos de treino em quatro oportunidades. Ao todo, foram 12 convocações anunciadas pela treinadora. Essa será a primeira competição oficial liderando a Canarinho.

Dona de duas medalhas de ouro e uma de prata como técnica, Pia terá a missão de comandar o Brasil em busca do ouro inédito. Ao longo desta caminhada, a sueca deu oportunidade para 74 atletas em convocações e jogos-treinos. Além disso, esteve atenta às competições brasileiras e da CONMEBOL, seja adulta ou de base. 

A estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos será no dia 21 de julho diante da China, em Miyagi. Na sequência, a Seleção Feminina encara a Holanda, no dia 24 de julho, também em Miyagi, e fecha a fase de grupos contra a Zâmbia, em Saitama, no dia 27 de julho.

FALA BRUNA BENITES

Do alto, vieram os primeiros gols da Seleção Feminina na vitória por 3 a 0 sobre a Rússia. Autora dos dois gols que abriram o triunfo brasileiro, a zagueira Bruna Benites comemorou o que ela mesma chamou de uma noite especial.

Em entrevista à CBF TV, a defensora deu crédito a Andressinha e Marta, que cobraram os escanteios que geraram seus dois gols na partida.

“Nós treinamos bastante ontem e no treinamento os gols também entraram. O mérito é das meninas que estão batendo, elas têm uma precisão muito grande. A gente só tem a facilidade de empurrar a bola para o gol. Hoje foi uma noite especial para mim. Não é comum uma zagueira fazer dois gols, mas estou muito feliz por ter ajudado a equipe”, disse Bruna Benites.

No momento em que Bruna Benites abriu o placar, a Seleção Feminina imprimia pressão contra a Rússia. Diante de um adversário muito bem postado defensivamente, o Brasil precisou recorrer às jogadas de bola parada para furar o bloqueio russo. E foi assim que a vitória da Seleção se desenrolou com mais facilidade.

“A gente sabe da importância da bola parada, principalmente quando o jogo está difícil. Era um momento delicado do jogo, a gente estava com volume, estava pressionando, mas elas estavam fechadinhas ali atrás. A gente estava conseguindo criar, tanto é que saíram chances de escanteios. Fui feliz de conseguir fazer os dois gols. É mais um passo dado nesse processo de evolução que a gente está tendo, principalmente para a gente ganhar mais confiança para chegar nas Olimpíadas bem”, concluiu Bruna.

Este foi o primeiro dos dois últimos testes da Seleção Feminina antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O selecionado também enfrentou o Canadá no empate de 0 a 0.

Com assessoria